Arquitectura Sustentable
Edificios y espacios urbanos sustentables
 
 

Notas

 

Protótipo foi construído na
Reserva Florestal Adolpho Ducke,
km-26 da AM-010,
em Manaus (AM).

IMPORTANTE CONTRIBUCIÓN DEL PORTAL HABITARE PARA EL DESARROLLO DE UNA ARQUITECTURA MAS SUSTENTABLE

Con su revista habitare y la publicación de libros para ser bajados por Internet, el Portal Brasileño Habitare, realiza una importante tarea de apoyo a la construcción sustentable en Brasil.

He aquí dos ejemplos recientes de sus publicaciones on-line

Mas información en: www.habitare.org.br


Habitação Sustentável
Publicação mostra processo de construção de vila ecológica na Amazônia

O Programa Habitare disponibiliza em seu portal para download gratuito uma cartilha sobre a construção de uma vila ecológica na Amazônia. O protótipo com oito casas geminadas foi implementado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, km-26 da AM-010, em Manaus (AM). O projeto apresenta uma alternativa de construção para habitações multifamiliares.

Além dos materiais normalmente empregados em uma construção (cimento, areia, barro, madeira e telhas cerâmicas), foi utilizado o bambu como componente de painéis pré-fabricados revestidos com barro, usados nas paredes. A modulação arquitetônica da VilaEco concebeu nove tipos de painéis. Para dar suporte à sustentabilidade da proposta, foi definido um plano de cultivo de bambu, em harmonia com a biodiversidade, no Estado do Amazonas.

A vila protótipo envolve, também, gestão e economia da água. Utiliza um sistema simplificado que permite a redução no consumo de água potável, com o aproveitamento da chuva, que abunda na região. Foi desenvolvida e implantada ainda uma estação de tratamento de esgoto com baixo custo de operação e manutenção.

A publicação disponível para download mostra, passo a passo, como foi construída a vila, desde a locação e suas fundações até a implantação de sistema de captação e utilização de águas pluviais. Descreve também como foram produzidos os painéis pré-fabricados de bambu e seus componentes, executados no Laboratório de Estruturas de Engenharia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

"É um sistema construtivo que promove intervenções ao meio ambiente de forma responsável, adaptando-o para satisfazer a necessidade básica do ser humano de moradia digna, sem esgotar os recursos naturais", descrevem os participantes do projeto, executado com apoio financeiro do Programa Habitare


Publicaçãos
Coleção Habitare

Habitações de baixo custo mais sustentáveis: a casa Alvorada e o Centro Experimental de tecnologias habitacionais sustentáveis

Autor
Miguel Aloysio Sattler
Coleção Habitare, volume 8
ANTAC
Porto Alegre, 2007
488 p. ilustrado
ISBN 978-85-89478-22-9